Transferência do Fies: Como fazer, passo a passo

Aprenda como Transferir o Fies, passo a passo. O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa que facilita a vida dos jovens e adultos que desejam cursar uma faculdade, porém não tem dinheiro para bancar as mensalidades da mesma. Com o Fies, ficou mais fácil estudar, pois o programa possibilita que o aluno possa começar a pagar as primeiras parcelas dois anos depois de formado. Além de contar com o prazo de amortização, que é durante o período de faculdade, o aluno pague cinquenta reais a cada três meses, até o término da mesma.

Transferência do Fies: Como fazer, passo a passo
Veja como funciona a Transferência do Fies. Saiba como fazer.

Como contratar o Fies

Para contratar o Fies, é muito simples. O Fies conta com dois planos, um deles é o financiamento com um ou dois fiadores e o outro é o aluno como sendo seu próprio fiador. Para contratar o financiamento com um ou dois fiadores, é preciso que o aluno tenha um ou dois fiadores, cuja renda seja duas vezes mais do que o valor da mensalidade da faculdade. Como por exemplo, se a mensalidade custa 960 reais. O fiador terá que ter uma renda mínima de 1,920 reais ou juntando a renda de dois fiadores e atingindo esse valor. Os fiadores serão responsáveis caso o aluno não arque com as despesas do contrato.

Para contratar o Fies sendo o próprio fiador, é preciso verificar se a sua faculdade oferece esse benefício. O financiamento se fiador é preciso que o aluno se junte com no mínimo duas pessoas. Ou seja, uma será a fiadora da outra. Esse benefício é muito bom, pois se o aluno não pagar as despesas referentes ao contrato, terá que arcar com as consequências sozinho.

Transferência do Fies: Como fazer, passo a passo

Transferência do Fies

Caso o aluno tenha feito o financiamento estudantil em uma faculdade e deseje mudar, é muito simples. O aluno precisa esperar os meses de junho ou dezembro. Pois é nesse período que termina o semestre.

Lembrando que o curso deverá ser o mesmo, ou seja, o aluno poderá mudar de faculdade e transferir o Fies, desde que seja para o mesmo curso. Antes de transferir o financiamento, procure saber se o curso está disponível na faculdade em que pretende realizar a transferência. O pedido de transferência só pode ser feito apenas uma vez por semestre. Para mais informações, acesse o site oficial do Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

10 Comments