SISTEC MEC: Cadastro, como funciona

SISTEC MEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. É um programa responsável por disponibilizar informações de escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio. O SISTEC avisará também, se caso a escola oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada. No entanto, os alunos só poderão se inscrever nos cursos de Formação Inicial e Continuada se caso a escola também oferecer cursos técnicos para alunos do ensino médio.

SISTEC MEC: Cadastro, como funciona
Veja como funciona do SISTEC do MEC e para que serve.

Como Funciona o SISTEC

As unidades de ensino técnico poderão se inscrever. Podem ser entidades públicas ou privadas. É preciso entrar em contato pelo telefone abaixo e seguir as instruções. Caso seja um Órgão Regulador, o cadastro será realizado pelo Ministério da Educação. Os cursos oferecidos são em três modalidades, sendo:

  1. Cursos técnicos para ex-alunos concluintes do ensino médio.
  2. Cursos técnicos para quem ainda está matriculado no ensino médio.
  3. Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional oferecidos para estudantes do ensino médio, trabalhadores empregados ou desempregados e pessoas que recebem algum benefício do governo.
  4. Os cursos técnicos, tanto para quem estuda como para quem já concluiu os estudos, tem duração mínima de um ano.
  5. Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem duração mínima de dois meses.

Como realizar o cadastro

As instituições de ensino interessadas em inscrever seus cursos técnicos deverão entrar em contato com o Fala Brasil, no Ministério da Educação através do telefone 0800-61 61 61 e solicitar um código que dá acesso ao sistema. No sistema, a instituição realizará o pré-cadastro. Após o pré-cadastro é só aguardar pela visita da comissão técnica do Ministério da Educação.

Os alunos que quiserem se inscrever, devem procurar uma unidade de ensino que ofereça cursos técnicos e se cadastrar. No período determinado pela instituição, o aluno deve acessar o site http://sistec.mec.gov.br/login/login clicar no campo “Clique aqui para realizar a matricula”. No ato da inscrição, o aluno preencherá com seus dados pessoais. Automaticamente o site busca as instituições de ensino vinculadas com o aluno.

Para mais informações, acesse o site oficial do SISTEC citado acima e confira quais cursos estão disponíveis. Outros detalhes sobre as inscrições e matriculas também estão disponíveis no site através do Manual para Realizar a Matricula. Atente-se as informações divulgadas pelo SISTEC e aproveite os cursos técnicos oferecidos.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *