Qualifica Recife 2018: Como participar dos cursos profissionalizantes?

Com cerca de 14 milhões de desempregados no Brasil nos dias de hoje, a busca constante pela qualificação pode ser um ótimo diferencial na hora de passar pelo crivo de um processo seletivo. Por isso, a oportunidade de participar dos cursos do Qualifica Recife deve ser encarada como forma de retornar ao mercado de trabalho o quanto antes.

Qualifica Recife 2018
Conheça como vai funcionar o Qualifica Recife em 2018. (Foto: Ilustrativa;)

O que é o Qualifica Recife?

Iniciativa da Prefeitura de Recife, capital do Pernambuco, a população pode concorrer a cerca de 3,5 mil postos em aulas profissionalizantes. No geral, essas vagas são destinadas para os setores de informática, construção civil, beleza e bem estar, nutrição, administração, vestuário, artes e até idiomas.

O morador de Recife tem a oportunidade de se matricular em uma das diversas classes de capacitação profissional com todo o processo de matricula realizado pela internet. No entanto, é necessário tomar cuidado com relação a faixa etária e a formação solicitada em cada curso.

qualifica recife 2018
São inúmeras oportunidades de aprendizado. (Foto: Divulgação).

Os aprovados tendem a ser escolhido na ordem cronológica de solicitação, ou seja, iniciando o processo do primeiro a requerer a sua matricula até a ocupação de todas as oportunidades. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no edital completo na plataforma oficial do programa.

Entre os principais cursos ofertados de forma gratuita pelo governo municipal se encontram serralharia, pastelaria, confeitaria, cuidador e/ou acompanhante de idosos e acamados e até mecânica de bicicleta. Ao todo, são 40 variedades de formação para a população da cidade.

Como participar?

De maneira geral, a participação no Qualifica Recife é restrita para pessoas que estão morando na cidade há, pelo menos, 36 meses, com a necessidade de apresentação de documentos ou evidencias que provem a residência.

Além disso, o candidato também precisa estar de acordo com a faixa etária a e a escolaridade mínima solicitada no edital, para poder comparecer as aulas do curso pretendido.

Outro detalhe é que o cidadão necessita ainda prestar atenção nos detalhes de matricula na formação desejada ou mesmo no primeiro dia de comparecimento na Escola de Educação Profissional em questão.

O que pode fazer com que o candidato perca a vaga no Qualifica Recife?

Por se tratar de uma iniciativa pública, o interessado precisa cumprir todos os procedimentos recomendados e não estar listado em nenhuma das hipóteses abaixo a fim de não correr o risco de perder a oportunidade gratuita de se qualificar profissional.

O candidato não pode estar matriculado em outro curso profissionalizante que integra o Qualifica Recife ou tenha se recusado a concluir qualquer formação no último semestre.

Outro item obrigatório é deixar de mostrar qualquer documentação que prove o cumprimento de todas as exigências no edital do processo de seleção. O ato de desrespeitar qualquer norma do regulamento ou perder os prazos de matricula também resulta na perda automática da vaga para outro interessado.

No fim das contas, é essencial abraçar com empenho, dedicação e afinco essa possibilidade de aprimorar o seu conhecimento em um campo de atuação sem a necessidade de gastar nada com mensalidade ou matrícula.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *