Programa Portal do Futuro: Como funciona

Uma das principais ações sociais da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Programa Portal do Futuro oferece ótimas oportunidades de formação profissional e cidadã para os jovens.

Programa Portal do Futuro: Como funciona
Programa Portal do Futuro: Como funciona (Foto: Divulgação Senac RJ)

Criado em 2000 pela Fecomércio RJ, o projeto é realizado em várias cidades, por meio de parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ajudando a preparar os jovens para a primeira experiência no mercado de trabalho.

Milhares de pessoas já participaram da ação, que vai muito além da qualificação profissional, promovendo o desenvolvimento de competências comportamentais. Como funciona o projeto? Como posso me inscrever? Tire essas e outras dúvidas a seguir.

Como funciona

O Portal do Futuro é um programa de formação pessoal e profissional completo. Com duração de sete meses, os participantes recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos de segmentos como Turismo, Gestão, e Hotelaria.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de vivência profissional em uma empresa, podendo ser encaminhados para oportunidades de emprego ao final do programa, por meio do Click Oportunidades, área do Senac RJ que atua na colocação de novos talentos no mercado de trabalho.

Programa Portal do Futuro: Como funciona
Os alunos se qualificam e aprendem a se tornar cidadãos melhores (Foto: Divulgação Senac RJ)

Ao longo dos sete meses, os participantes recebem até 576 horas de aulas, distribuídas em três etapas:

  • Ser Pessoa: contempla atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima, auxiliando a traçar perspectivas concretas de futuro;
  • Ser Cidadão: aborda direitos, deveres e o papel dos indivíduos nas comunidades em que vivem;
  • Ser Profissional: inclui 200 horas de capacitação profissional na área escolhida, 60 horas de aulas de inglês e 28 horas de vivência profissional.

Cursos gratuitos

Um dos cursos gratuitos do Programa Portal do Futuro é o de Auxiliar Administrativo, que capacita para a função de apoio à realização de atividades administrativas relacionadas à elaboração, organização e controle de documentos.

Os alunos do projeto também têm como opção o curso de Auxiliar de Operações em Logística, no qual é possível desenvolver competências para atuar na execução e controle de operações logísticas, visando à redução de custos e à maximização dos retornos financeiros.

Programa Portal do Futuro: Como funciona
O curso de Recepcionista é uma das opções (Foto: Pixabay)

Outra alternativa é o curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem, cujo foco é a formação de profissionais para atuar no recebimento e acolhimento de hóspedes em hotéis, para que a estada seja agradável e satisfatória.

Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos e foram oferecidos nas edições mais recentes do programa, realizadas em Niterói, Teresópolis, Duque de Caxias e na capital, entre outras localidades.

Como participar

Os requisitos para ingressar no programa são:

  • Idade entre 16 e 21 anos;
  • Renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos;
  • Estar cursando, no mínimo, o 1º ano do ensino médio.

Para participar da seleção é necessário apresentar originais e cópias da identidade, CPF, título de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), comprovantes de endereço e escolaridade. Menores de 18 anos devem levar a documentação do responsável.

As informações sobre o próximo período de inscrições para o Portal do Futuro podem ser obtidas no site oficial do programa, https://portaldofuturo.rj.senac.br/, e também na página do Senac Rio.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *