Cursos Técnicos Gratuitos Cefet MG: Inscrições Abertas

O Cefet abriu inscrições para um novo processo seletivo em Minas Gerais, que traz 1.600 vagas para cursos técnicos gratuitos, ministrados na modalidade à distância, oferecendo boas opções para quem quer investir na carreira profissional.

Cursos Técnicos Gratuitos Cefet MG
Cursos Técnicos Gratuitos Cefet MG: Inscrições abertas (Foto: Divulgação Cefet)

De acordo com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), as vagas estão distribuídas entre os polos das cidades de Contagem, Campo Belo, Curvelo, Leopoldina, Divinópolis, Nova Lima, Nepomuceno, Timóteo e Varginha, além da capital, Belo Horizonte.

Apesar de se tratar de cursos online gratuitos, essas qualificações contam com algumas atividades presenciais obrigatórias, realizadas nos polos do Cefet. Diante disso, os interessados devem escolher, durante a inscrição, o polo de apoio mais próximo à sua região.

Vagas disponíveis Cefet MG

Os cursos técnicos gratuitos à distância Cefet MG, disponíveis nesse processo seletivo, são ofertados sob as formas de concomitância externa, na qual o aluno faz o nível médio em outra escola e o ensino técnico no Cefet, e subsequente, que é para quem já concluiu o ensino médio.

Parte das vagas é destinada ao curso de Técnico em Eletroeletrônica EAD, que prepara os alunos para planejar, coordenar, controlar e executar projetos de instalações elétricas em baixa tensão e de instalações eletroeletrônicas industriais.

Cursos Técnicos Gratuitos Cefet MG
As 1.600 vagas são para cursos ministrados a distância (Foto: Pixabay)

Outra parte é para o curso a distância de Técnico em Informática para Internet, cujo foco está na capacitação dos alunos para desenvolver, implantar, operar e prestar manutenção em sistemas de tecnologia relacionados à informática e telecomunicações. Suporte técnico e utilização de protocolos e arquitetura de redes são outros temas abordados.

Há ainda vagas para o curso de Técnico em Meio Ambiente online. Nesse caso, o estudo trata de identificar processos de intervenções humanas na natureza, com o objetivo de promover a preservação e conservação dos recursos naturais, seguindo as políticas e a legislação vigentes.

Para conferir a divisão de vagas por curso e as qualificações disponíveis em cada polo, não deixe de ler o edital do Cefet MG.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do Cefet em Minas Gerais vão até o dia 1º de outubro, podendo ser feitas através do site http://www.copeve.cefetmg.br/. A taxa de participação custa R$ 50,00, único valor cobrado dos candidatos, já que as qualificações são gratuitas.

Quem não tiver condições de pagar a taxa de inscrição pode solicitar a isenção, desde que faça o pedido até o dia 17 de setembro. O benefício será concedido para os candidatos que:

  • Tenham cursado o ensino fundamental em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • Comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por mês;
  • Preencham as exigências de escolaridade da modalidade desejada.
Cursos Técnicos Gratuitos Cefet MG
O curso de Técnico em Meio Ambiente está entre as opções (Foto: Pixabay)

Processo seletivo

O processo de seleção dos novos alunos acontecerá em fase única, constituída pela aplicação de provas com questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A data programada para o exame é o dia 22 de outubro, das 14h às 17h, nas cidades em que há polos.

A previsão é de que o resultado final esteja liberado até o dia 1º de novembro, com a matrícula dos aprovados acontecendo no mesmo mês.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *