Cursos Gratuitos UFMG: Saiba como participar

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com milhares de vagas abertas em cursos gratuitos, ministrados na modalidade de ensino à distância, que possibilitam a capacitação de profissionais da área de saúde. Continue a leitura e saiba como participar dessas aulas online!

Cursos Gratuitos UFMG

Cursos Gratuitos UFMG

Uma das principais universidades públicas do Brasil, a UFMG é reconhecida pela alta qualidade de ensino em suas graduações e pós presenciais. E a instituição tem ainda uma série de cursos livres, de extensão e qualificação, cujas aulas podem ser acompanhadas via internet, sem qualquer custo.

A oferta de cursos gratuitos de saúde é disponibilizada com a parceria entre o Ministério da Saúde e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon), por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e permite que profissionais de outros segmentos e qualquer interessado na área participe, mas sem direito ao certificado, em alguns casos.

Cursos na área de saúde

Um dos destaques da oferta online está nos cursos gratuitos para atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, que ajudam a ampliar os conhecimentos acerca do uso terapêutico de tecnologias assistivas, como órteses, próteses e outros meios auxiliares.

São 12 mil vagas disponíveis para esse segmento, na Rede UNA-SUS, destinadas prioritariamente a gestores e profissionais de saúde de nível superior vinculados ao Sistema Único de Saúde. Mas quem não faz parte do grupo prioritário também pode participar das aulas a distância.

As quatro opções de cursos EAD grátis UFMG, com 3 mil vagas para cada, são:

  • Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora
  • Direitos das pessoas com deficiência e visão
  • Direitos das pessoas com deficiência e audição
  • Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação

Outras opções

Vale destacar também as 6 mil vagas ofertadas para dois cursos de extensão gratuitos na plataforma online da universidade, destinadas aos médicos de família do SUS: Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde e Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde.

UFMG 2018

Essas qualificações objetivam, respectivamente, melhorar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica do profissional, tendo como referência a dinâmica de atendimento da rede pública, e preparar os alunos para tratar e prevenir doenças infectocontagiosas que afetam muitas pessoas em todo o Brasil, como tuberculose, malária e Aids, entre outras enfermidades.

E há ainda várias outras opções, que capacitam diferentes perfis de profissionais da saúde e até mesmo o público em geral. Acesse o site https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/ e conheça todas as qualificações disponíveis, bem como requisitos, carga horária, conteúdos e outras informações.

Inscrições

Os cursos EAD UFMG gratuitos para médicos do SUS recebem inscrições até o dia 7 de novembro, mesma data em que termina o prazo para se cadastrar nas qualificações de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência. Em ambos os casos, os participantes têm até o dia 14 de dezembro para concluir as atividades e a avaliação final.

Já para as demais opções é preciso verificar os prazos de inscrição, que variam conforme a área. Os cadastros são recebidos por meio do site do Nescon UFMG, onde você confere todas as informações sobre esses cursos online da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *