Curso Gratuito para Vigilante: Onde se inscrever

Zelar pela segurança de pessoas e bens patrimoniais é uma das funções do Vigilante, profissional bastante requisitado para trabalhar em diferentes tipos de estabelecimentos. Para aproveitar a demanda na área, a dica é fazer o curso de qualificação, oferecido gratuitamente por várias instituições de ensino profissionalizante.

Curso Gratuito para Vigilante
Curso Gratuito para Vigilante: Onde se Inscrever (Foto: Pixabay)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma das instituições com vagas abertas para esse curso, promovendo a qualificação para atuar como Porteiro e Vigilante, funções muito importantes e cheias de responsabilidades.

As vagas gratuitas são disponibilizadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que traz bolsas de estudo para pessoas de baixa renda. Confira, a seguir, mais informações sobre esse curso e saiba como garantir o seu lugar.

Curso Gratuito para Vigilante

O curso de Porteiro e Vigia, como também é chamada a qualificação no Senac, forma trabalhadores para atuar em atividades de controle de portaria de condomínios e estabelecimentos comerciais, no acompanhamento de visitantes e entregadores e no atendimento ao público em geral, ou seja, o campo de trabalho é bastante amplo.

A vigilância diurna e noturna das dependências de condomínios e garagens, a limpeza e conservação dos ambientes e o atendimento de interfone e telefônico são outras atribuições da função, lembrando que o formando pode trabalhar em prédios comerciais e residenciais, shoppings, indústrias, órgãos públicos e privados e empresas de segurança patrimonial, além de atuar como autônomo em eventos.

Curso Gratuito para Vigilante
O Vigilante pode atuar na segurança de pessoas e bens patrimoniais (Foto: Pixabay)

A carga horária do curso de Vigilante gratuito Senac é de 160 horas/aula, e o programa tem foco em atividades práticas e cotidianas típicas da profissão. A metodologia contempla ainda a análise e solução de problemas, estudo de casos, pesquisas e demais estratégias que contextualizam o trabalho.

Dessa forma, a formação fica ainda mais completa, ajudando o participante a aprender como agir em situações adversas, desenvolvendo habilidades para lidar com diferentes perfis de pessoas e para ficar atento a tudo o que acontece ao redor do seu local de trabalho.

Cabe ressaltar que se trata de uma qualificação diferente do curso de formação de Vigilante ministrado por algumas empresas de segurança, que capacita para a realização de atividades mais específicas, incluindo o uso de armas, equipamentos e técnicas de defesa pessoal.

Requisitos

Interessados em fazer o curso para Vigilante grátis no Senac devem ter idade mínima de 18 anos, e com relação à escolaridade é exigido pelo menos o ensino fundamental completo. Tanto homens quanto mulheres podem participar.

Curso Gratuito para Vigilante
Os shoppings costumam abrir muitas vagas para vigilantes (Foto: Pixabay)

Além das exigências do curso em questão, é preciso cumprir os requisitos do Programa Senac de Gratuidade, principalmente em relação à renda familiar mensal per capita, que não pode ser superior a dois salários mínimos.

Inscrições

Para participar do curso gratuito de Vigia Senac é necessário participar do processo de seleção do Programa Senac de Gratuidade, que contempla a análise dos dados socioeconômicos dos candidatos.

A capacitação é oferecida no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas e diversos outros estados, e para verificar a disponibilidade de bolsas de estudo pelo PSG você deve entrar em contato com a unidade mais próxima do Senac (descubra endereços e telefones no site www.senac.br).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *