Curso Gratuito de Eletromecânica: Vagas, Inscrição

O curso gratuito de Eletromecânica é uma das boas opções de qualificação para quem procura emprego na indústria. Quer saber onde há vagas para essa capacitação e o que faz esse profissional? Basta conferir as informações a seguir!

Curso Gratuito de Eletromecânica
Curso Gratuito de Eletromecânica: Vagas, Inscrição (Foto: Pixabay)

A Eletromecânica faz parte da Metalmecânica, uma das áreas mais importantes da indústria. É nela que os metais são transformados nos mais variados tipos de produtos, incluindo máquinas, tubulações, estruturas metálicas e outras matérias responsáveis por fazer as empresas funcionarem.

Como as indústrias estão cada vez mais exigentes na hora de selecionar novos funcionários, é necessário que os candidatos se qualifiquem bastante para conquistarem o cargo desejado. Daí vem a importância de fazer o curso de Eletromecânica, cujo diploma pode abrir muitas portas no mercado.

Curso Gratuito de Eletromecânica

Entre as opções de qualificação na área vale destacar o curso de Técnico em Eletromecânica do Senai, que é oferecido gratuitamente no estado de São Paulo e também em outras regiões do país, apresentando conhecimentos sobre as áreas de eletrotécnica e mecânica.

Quem participa das aulas no Senai SP adquire conhecimentos para planejar, executar e participar da elaboração de projetos eletromecânicos de equipamentos, máquinas e instalações. O profissional também é capaz de interpretar esquemas de montagem e desenhos técnicos e elaborar planos de manutenção, entre outras coisas.

Curso Gratuito de Eletromecânica
O aluno aprende a usar diversas ferramentas importantes para o trabalho na área (Foto: Pixabay)

O curso gratuito de Técnico em Eletromecânica Senai tem carga horária de 1.500 horas/aula e o programa da qualificação contempla o estudo de disciplinas como:

  • Fundamentos da comunicação e informática
  • Fundamentos da eletricidade industrial
  • Fundamentos da tecnologia mecânica
  • Introdução à fabricação mecânica
  • Fabricação mecânica aplicada à manutenção e à montagem
  • Montagem de sistemas elétricos
  • Montagem de sistemas mecânicos
  • Organização da produção mecânica
  • Manutenção elétrica de máquinas e equipamentos
  • Manutenção mecânica de máquinas e equipamentos
  • Planejamento e controle da manutenção
  • Controladores lógicos programáveis
  • Manutenção de sistemas automatizados
  • Metodologia de projetos
  • Projeto de inovação em eletromecânica

Ao final, o aluno estará preparado para trabalhar em diferentes tipos de indústrias, empresas de manutenção e automação industrial, laboratórios de controle de qualidade e pesquisa e também em concessionárias de energia, entre outras alternativas.

Onde fazer

Uma das unidades que oferecem o curso de Eletromecânica Senai gratuito é a Escola Senai Ary Torres, na capital paulista. Há vagas também em Diadema, Santana de Parnaíba, Araraquara, Americana, Bauru, Birigui, Campo Limpo Paulista, Cruzeiro, Cubatão, Itu, Ourinhos, Piracicaba e São José do Rio Preto, entre outros municípios.

E não é só em São Paulo que você encontra a qualificação. Esse curso técnico grátis está disponível em vários estados, mas como a política de distribuição de gratuidades varia conforme a região, é preciso verificar na unidade se há ou não a cobrança de mensalidades.

Curso Gratuito de Eletromecânica
Empresas que fazem a transformação do metal em diversos produtos têm muitas vagas para o Técnico em Eletromecânica (Foto: Pixabay)

Como se inscrever

Para o curso técnico em Eletromecânica gratuito no Senai SP você deve se inscrever para o processo seletivo no site da instituição. Em outros estados, recomendamos procurar a escola Senai mais próxima para conferir a disponibilidade de vagas e os prazos para se inscrever.

Os interessados precisam ter concluído ou estarem cursando o ensino médio para ingressar no curso técnico.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *