Curso Gratuito de Confeitaria RJ: Inscrições Abertas

Interessado em trabalhar no setor alimentício? O curso de Confeitaria é uma excelente alternativa, e para quem mora no Rio de Janeiro há boas opções para se qualificar gratuitamente nessa área. Quer saber mais detalhes? Então, continue a leitura!

Curso Gratuito de Confeitaria RJ
Curso Gratuito de Confeitaria RJ: Inscrições Abertas (Foto: Pixabay)

O confeiteiro é um profissional bastante requisitado, principalmente com o crescimento que o segmento de gastronomia tem apresentado nos últimos anos. E para aproveitar as oportunidades de emprego na área, nada melhor do que fazer um curso de qualidade e reconhecido em todo o país.

No momento, tanto o Senac quanto o Senai estão com inscrições abertas para esse curso gratuito no Rio de Janeiro, qualificando os alunos para concorrer a vagas em confeitarias, restaurantes, hotéis, padarias e buffets, entre outros tipos de estabelecimentos.

Curso Gratuito de Confeitaria RJ

O curso gratuito de Confeitaria no Senac Rio de Janeiro tem carga horária de 300 horas/aula. Os participantes vão aprender a preparar e a acondicionar corretamente os produtos de confeitaria, seguindo normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos.

Curso Gratuito de Confeitaria RJ
O Confeiteiro tem um amplo mercado de trabalho disponível (Foto: Pixabay)

As vagas são disponibilizadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como público-alvo as pessoas com renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos. Além disso, os interessados devem cumprir os requisitos do curso, que são idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

A oferta atual é para as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial nas cidades de Niterói e Petrópolis.

Curso de Confeitaria Senai Rio

Já no caso do curso gratuito de Confeiteiro Senai RJ, a carga horária é um pouco menor, de 250 horas/aula, período em que os participantes aprendem técnicas de preparo de produtos como tortas, bolos confeitados e salgados, biscoitos, doces e diferentes tipos de sobremesas.

O conteúdo programático desse curso grátis Senai Rio, ministrado em Niterói, inclui os seguintes temas:

  • Princípios de Higiene e Conservação de Alimentos
  • Fundamentos da Tecnologia de Panificação e Confeitaria
  • Matéria-prima e insumos de Confeitaria
  • Produção de Biscoitos e Bolos
  • Produção de Tortas, Doces e Sobremesas.
  • Produção de Bolos Confeitados
  • Produção de Salgados
  • Planejamento e Controle da Produção – PCP

No Senai, as vagas gratuitas são disponibilizadas através do Programa de Qualificação Setorial, realizado em parceria com empresas e sindicatos. Interessados devem ter conhecimentos mínimos correspondentes ao 6º ano do nível fundamental.

Como se inscrever

As inscrições para o curso de Confeiteiro gratuito Senai Rio são recebidas por meio do site http://psg.rj.senac.br/Paginas/Principal.aspx, onde você encontra todas as informações sobre a qualificação.

Após o cadastro online, o aluno deve se dirigir à unidade escolhida para efetivar a matrícula, apresentando documentos (identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento) e comprovantes (escolaridade, renda e endereço). Os inscritos vão passar por um processo seletivo, que inclui principalmente a análise socioeconômica.

Curso Gratuito de Confeitaria RJ
Aprenda a preparar diversas guloseimas fazendo essa qualificação gratuita (Foto: Pixabay)

Para as vagas do Senai, o candidato deve seguir as instruções contidas no site https://www.cursosenairio.com.br/cursorio/empresas/programas-gratuitos, lembrando que as oportunidades são encaminhadas por meio de parcerias com sindicatos.

Fique atento aos prazos de inscrição, que variam conforme a instituição e a unidade, para não perder a chance de se qualificar gratuitamente na área de confeitaria.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *