Curso de Radiologia Industrial Gratuito

Para trabalhar no ramo de Radiologia Industrial, é preciso estar realmente preparado. E o primeiro passo é buscar aperfeiçoamento profissional, fazendo um curso de qualificação na área, que fornece todo o conhecimento necessário para ingressar na carreira.

Curso de Radiologia Industrial Gratuito
Curso de Radiologia Industrial Gratuito (Foto: Reprodução internet)

Anteriormente, os cursos de técnico e tecnólogo em Radiologia eram voltados para a atuação na área de saúde. Mas recentemente o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) elaborou normas para regularizar o mercado de trabalho no setor industrial, possibilitando a criação de qualificações específicas para o segmento.

Com essa mudança, muitas instituições já oferecem o curso de Técnico em Radiologia Industrial, que capacita os participantes para trabalhar na operação de equipamentos emissores de radiação ionizante no setor industrial.

Como funciona o curso

Disponibilizada como curso de especialização para quem já possui formação na área de Radiologia, a qualificação de Radiologia Industrial fornece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre radiografia industrial, proteção radiológica, irradiação industrial, medidores nucleares e técnicas analíticas, entre outros temas.

A carga horária é de 360 horas/aula, em média, incluindo as aulas teóricas e práticas, fornecendo uma formação completa, mas pode apresentar algumas variações dependendo do lugar onde você for estudar.

Técnico em Radiologia Industrial
O Especialista em Radiologia Industrial pode atuar em diferentes tipos de indústrias (Foto: Reprodução internet)

Com relação ao conteúdo do curso, o programa também pode variar conforme a instituição que ministra as aulas, mas em geral há disciplinas como:

  • Fundamentos da Física das Radiações
  • Grandezas e Unidades de Medidas
  • Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes
  • Ética, Legislações e Normas Técnicas
  • Cálculos Básicos de Proteção Radiológica
  • Instrumentação Radiológica
  • Ensaios Não-Destrutivos (END)
  • Materiais e Processos Metalúrgicos
  • Origem e Tipos de Aplicações Industriais
  • Proteção Radiológica e Procedimentos Operacionais das Aplicações Industriais
  • Procedimentos Técnicos em Ensaios Radiográficos

Onde fazer

Interessado em trabalhar com Radiologia Industrial? Então, você deve fazer um dos cursos disponíveis nessa área para concorrer às vagas de emprego abertas em diferentes tipos de indústrias, em todo o Brasil.

O curso de Especialização em Radiologia Industrial é oferecido por instituições como:

Cabe ressaltar que todos esses cursos são pagos (para conferir os valores e demais informações, é só clicar nos links acima). Para quem está em busca do Curso de Radiologia Industrial Gratuito, a dica é entrar em contato com essas instituições e verificar a disponibilidade de bolsas de estudo ou algum programa de gratuidade.

Pré-requisitos

Com as mudanças nas normas definidas pelo CONTER, os interessados em fazer o curso de Radiologia Industrial devem, obrigatoriamente, ter diploma do curso de Técnico em Radiologia ou do curso de Tecnólogo em Radiologia.

Radiografia Industrial
O profissional deve ter formação de técnico ou tecnólogo em Radiologia (Foto: Reprodução internet)

Ao final da qualificação, o participante receberá o certificado de Especialista em Radiologia Industrial, podendo trabalhar em indústrias das áreas petroquímica, bélica para inspeção de explosivos, siderúrgicas, nuclear e petrolíferas.

Os profissionais têm ainda a possibilidade de concorrer às vagas disponíveis em indústrias dos setores automotivo, naval, papel e celulose, mineração, eletromecânico, aeronaves e segurança em portos e fronteiras, entre outros.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *